A DIETA DO TIPO SANGUÍNEO

19-05-2016 16:11

 

A DIETA DO TIPO SANGUÍNEO – Dr. Peter J. D´Adamo

 

INTRUDUÇÃO:

 

Os doutores James D'Adamo e Peter D'Adamo são médicos naturopatas (especialidade não existente entre nós). Juntos, acumulam mais de 50 anos de pesquisas sobre os tipos sangüíneos: predisposição a doenças, influência de alimentos, bebidas e ervas, exercícios indicados etc.

 

Tenho experiência de tratamento com a medicina Indiana (ayurvédica), com a chinesa e com uma nutricionista, entende de medicina chinesa e aprova esta dieta do tipo sangüíneo. É bom lembrar que todas as dietas naturalistas podem e devem ser utilizadas como curativas, porém funcionam muito bem como preventivas, principalmente. Acredito ser esta a mais indicada de todas as que testei, uma vez que não possuímos nada mais genuíno do que nosso sangue.

 

Observe que, em cada dieta, há alimentos ditos Benéficos, Neutros e Nocivos. Os primeiros são considerados como remédios e, portanto, seu consumo deve ser intensificado. Os Neutros podem ser consumidos à vontade, sem restrições, a não ser que, excepcionalmente, haja alguma contra-indicação. Já os Nocivos são considerados venenos e seu consumo deve ser restringido ao máximo.

 

RESUMO:

Não há modo de vida ou dieta certos ou errados; o que há são escolhas certas ou erradas baseadas em nosso código genético individual. Talvez a única regra verdadeira para a combinação de alimentos seja evitar comer proteína animal com grandes quantidades de amidos.

A chave para o significado do tipo sangüíneo pode ser encontrada na história da evolução humana: o tipo O é o mais antigo; o tipo A evoluiu com a sociedade agrária; o tipo B surgiu quando os humanos migraram para o norte, penetrando em territórios mais frios e sombrios e o tipo AB é uma adaptação moderna, resultado da miscigenação de grupos diferentes. Essa evolução relaciona-se diretamente com as necessidades nutricionais de cada tipo de sangue atual, pois quando os humanos migraram, adaptaram sua dieta às novas condições, o que provocou adaptações no aparelho digestivo e no sistema imunológico.

Lectinas são enzimas encontradas em alimentos de origem animal (ovos) e vegetal (soja), com propriedades estimulantes do sistema imunológico e do metabolismo. Muitas pessoas com artrite sentem que evitar solanáceas como batata, berinjela e tomate as faz melhorar. É que a maioria das solanáceas tem alto teor de lectina.

As disfunções relacionadas ao estresse causam de 50 a 80% de todas as enfermidades da vida moderna. Aos 72 anos os rins funcionam com apenas 25% de sua capacidade. A diferença entre um cérebro idoso e um jovem é que no idoso muitos elementos dos neurônios se emaranharam. Quando envelhecemos, temos maior dificuldade de absorver e metabolizar nutrientes.

Todas as drogas são venenos. As boas drogas são venenos seletivos. Os antibióticos basicamente cortam a reação imunológica: a responsabilidade de lutar contra a infecção passa do corpo para o remédio. Eles apenas diminuem o nível de infecção. Se precisar tomar, tome também bromelina, encontrada no abacaxi. O extrato de calêndula é usado para cicatrizar cortes e mantê-los limpos. A erva collinsonia (raiz de pedra) ajuda a tratar a sinusite.

Somente 3% do álcool consumido passa pelo corpo e é eliminado. O restante é metabolizado pelo fígado e processado no estômago e no intestino delgado. O óleo de coco é rico em gordura saturada, que pode prejudicar o sistema cardiovascular. O azeite de oliva tem demonstrado ser a mais tolerada e benéfica das gorduras.

Uma dieta rica em gordura, combinada com o fumo e o consumo de álcool cria o ambiente ideal para os cânceres do aparelho digestivo. Já o câncer de pulmão é causado, em todos os tipos de sangue, basicamente pelo fumo.

 

CLASSIFICAÇÃO RACIAL BASEADA NO TIPO SANGÜÍNEO (Laurance Snyder, 1929):

 

TIPO EUROPEU (alemães, belgas, escoceses, franceses, ingleses e italianos): alta freqüência do tipo A, baixa de tipo B.

 

TIPO INTERMEDIÁRIO (árabes, armênios, finlandeses, judeus espanhóis, lituanos e russos): espécie de miscigenação entre europeus ocidentais (alta incidência de tipo A) e centrais (alta de tipo B). Incidência maior de tipo O, no total.

 

TIPO HUNANO (coreanos, chineses meridionais, húngaros, japoneses, judeus romenos, poloneses, romenos e ucranianos): alta incidência de tipo A.

 

TIPO INDOMANCHURIANO (chineses setentrionais, ciganos, indianos e manchus): alta incidência de tipo B.

 

TIPO AFRO-MALASIANO (africanos, javaneses, marroquinos e sumatras): incidência moderadamente alta dos tipos A e B e normal do tipo O.

 

TIPO PACÍFICO-AMERICANO (esquimós, filipinos, índios norte e sul-americanos): altíssima incidência do tipo O, pequena do A e quase ausência do B.

 

TIPO AUSTRALISIANO (aborígenes australianos): alta incidência dos tipos A e O e quase nula do tipo B.

 

 

OUTRA CLASSIFICAÇÃO RACIAL (William Boyd, 1950):

 

GRUPO EUROPEU PRIMITIVO (bascos): alta incidência de tipo O e quase nula de tipo B. 30% de Rh-.

 

GRUPO EUROPEU (caucasóide): alta incidência do subtipo A2 e Rh-.

 

GRUPO AFRICANO (negros): relativamente alta incidência do subtipo A2 e tipo B. Moderada freqüência de Rh-.

 

GRUPO ASIÁTICO (mongol): alta freqüência do ripo B e muito baixa do subtipo A2 e Rh-.

 

GRUPO ÍNDIO AMERICANO: muito alta incidência do tipo O e muito baixa dos tipos A e B e Rh-.

 

GRUPO AUSTRALÓIDE: alta incidência do subtipo A1.

 

 

Benéficos para todos os tipos de sangue: abacaxi, ameixa, bacalhau, salmão, truta, couve, azeite de oliva e salsa.

Nocivos para todos os tipos de sangue: coco, defumados, destilados e refrigerantes.

 

 

 

1.   PLANO DO TIPO SANGÜÍNEO O

 

O é o mais antigo e mais básico tipo de sangue, sobrevivente do topo da cadeia alimentar, com um forte e agressivo sistema imunológico. As pessoas de sangue tipo O têm memória genética de autoconfiança, autopreservação, concentração, energia, força, intuição, ousadia, poder, resistência e um otimismo inato. Gostam de assumir riscos, são resistentes, seguros, tranqüilos. O estresse atinge diretamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. Exemplos de tipo O: Al Capone, Jimmy o Grego (jogador), Mikhail Gorbatchev, rainha Elizabeth II e prícipe Charles.

O tipo O é carnívoro. Os alimentos de origem animal aceleram o ritmo de seu metabolismo, aumentando a eficiência. A carne é combustível e o organismo tem alto nível de acidez no estômago. Quem tem sangue tipo O perde peso inicialmente pela restrição do consumo de couve de Bruxelas, couve-flor, feijões, folhas de mostarda, grãos, lentilhas, milho, repolho e trigo. Estes alimentos interferem na eficiência da insulina, diminuem o ritmo metabólico, reduzem a utilização das calorias e inibem o hormônio tiroidiano. Seu principal fator de aumento de peso é o glúten, encontrado no trigo e derivados. Em menor extensão o milho tem o mesmo efeito. O glúten cola-se na mucosa do intestino grosso, causando inflamação e irritação dolorosa. Para perder peso é bom consumir algas, brócolis, carne vermelha, espinafre, fígado, frutos do mar e sal iodado. Óleos de peixe podem ser eficazes no tratamento de inflamações intestinais.

Quem tem tipo O pode comer carne magra de cordeiro, frango, gado e peru quanto desejar, mas cuidando de equilibrar com verduras e frutas, para evitar a superacidificação. Usar óleos monossaturados, como o de oliva e linhaça, que são bons para o coração e artérias e ajudam a reduzir o colesterol. Feijões, mesmo os benéficos, devem ser consumidos com moderação. O suco de abacaxi é eficaz para evitar retenção de líquido e inchaço. Salsa, curry e pimenta caiena são ótimos para o aparelho digestivo. É bom tomar 500 mg de vitamina C por dia.

Muitos dos parasitas, vermes, fascíolas e microorganismos infecciosos encontrados na África não estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos a eles, provavelmente porque os povos primitivos do tipo O já possuíam essa proteção.

As pessoas de tipo O têm baixos níveis de fatores de coagulação no sangue. Precisam de vitamina K, encontrada na clorofila líquida. A aspirina, que afina o sangue, pode afinar ainda mais o sangue tipo O. Também nunca devem usar laxantes. Não tomar penicilina, antibióticos de sulfa, eritromicina e macrolídios. Cumarínicos afinam o sangue. Tentar substituir antibióticos por Hidraste.

Pessoas de tipo O têm tendência a ter artrite e osteoartrite. Se tiverem Síndrome da Fadiga Crônica, devem tomar alcaçuz e potássio. Têm certa facilidade em contrair infecção de garganta por estreptococos e gripe. Fazer gargarejo com sálvia e hidraste. Laticínios, milho e trigo podem causar diabete tipo II. São os mais propensos a ter úlcera péptica do estômago. Infecções viróticas em geral também são mais freqüentes. São sensíveis à febre tifóide, malária, meningite virótica, sinusite, tuberculose pulmonar e varíola. A erva Raiz de Pedra ajuda na sinusite. Câncer de pele, doença de Hodgkin, leucemias e linfomas são as formas de câncer mais comuns. 

 

BENÉFICOS

Carnes (B):

boi

búfalo

carneiro

cordeiro

fígado (K)

veado

Frutos do mar etc: (B,iodo):

arenque

bacalhau

badejo

cavala

enchova

esturjão

linguado

merluza

peixe espada

salmão (Ca)

sardinha (Ca)

truta

vermelho

Frutas:

ameixas (B)

figos (B)

Grãos:

ervilha

feijão-azuki

feijão rajado

pão de grãos germinados

Legumes e verduras:

abóbora

acelga (K)

alcachofra

alface romana

batata doce

brócolis(B,K,Ca)

chicória (B)

couve (B, Ca)

dente-de-leão escarola (B, K)

espinafre (B, K)

f. de beterraba

nabo

pim. vermelho

quiabo

Sementes:

nozes (B)

sem.de abóbora

Temperos:

algas marinhas

alho

alho poró

azeite de oliva

cebolas

curry

óleo de linhaça

raiz forte

salsa

Chás:

alcaçuz

alsina

amora

casca de olmo

dente-de-leão

feno grego

fruto da roseira

gengibre

hortelã pimenta

lúpulo

pim. de caiena

salsa

salsaparrilha

tília

Sucos:

abacaxi

ameixa

cereja preta

Outra bebida:

água gasosa

Suplementos:

cálcio

iodo

manganês

vitamina B

vitamina K

Exercícios:

aeróbica

artes marciais

calistênicos

caminhada

ciclismo

corrida

dança

esp. de contato

esteira

musculação

natação

patinação

step

NEUTROS

Carnes etc.:

codorna

coelho

faisão

frango

pato

perdiz

peru

Frutos do mar etc:

atum

camarão

escargot

carangueijo

carpa

delfim

enguia

esturjão branco

garoupa

hadoque

lagosta

lagostim

ling. cinzento lula

mexilhão

ostra

pargo

perca

pescada

trutas

tubarão

vieira

Laticínios etc:

leite de soja

manteiga

mussarela

queijo de cabra

queijo de soja

ovos (B, K)

tofu

Frutas:

abacaxi

amora

banana

caqui

carambola

melancia

cereja

damasco

framboesa

goiaba

grapefruit

groselha

kiwi

lima

limão

maçã

mamão

manga

melão

nectarina

passas

pêra

pêssego

romã

tâmara

uvas

Grãos:

arroz branco

arroz integral

arroz selvagem

bolos de arroz

cevada

creme de arroz erv. em vagem

ervilha verde fava

far. de centeio

far. de cevada

farelo de arroz

farinha de arroz

feijão branco

feijão mulatinho

feijão preto

feijão verde

grão-de-bico

massa da raiz de girassol

painço

pão de centeio

pão sem glúten

trigo sarraceno

vagem

Legumes e verduras:

abobrinha

agrião

aipo

alf. americana

alface

aspargo

beterraba

broto de bambu

broto de feijão

cará

cenoura

chicória

cogumelos endívia

NEUTROS (cont.)

Legumes e verduras:

endro

ervilha

inhame

pepino

pim. amarelo

pimentão verde

rabanete

tomate

Sementes:

amêndoas

avelãs

castanhas

sem. de girassol

sem.de gergelim

noz macadâmia

noz de nogueira amarga

noz pecã

pinhão

Temperos:

açafrão

açúcar

agar-agar

alecrim

alho

araruta

azeitona verde

bergamota

cardamomo

cebolinha chocolate

coentro

cominho

cravo

endro

erva doce

ess.de amêndoa

estragão

gelatina

geléias

gengibre

hortelã

louro

maionese

malte de cevada

manjericão

manjerona

mel

melaço

menta

missô

molho inglês

mostarda seca

óleo de canola

óleo de gergelim

páprica

pim. da Jamaica

pim. malagueta

pim. mexicana

sal

sálvia

shoyo

tamarindo

tapioca

tomilho

Chás:

camomila

carvalho branco

f. de framboesa

ginseng

hortelã

raiz de alcaçuz

sabugueiro

sálvia

tomilho

valeriana

verbena

verde

Sucos:

aipo

cenoura

damasco

mamão

pepino

tomate

uva

verduras

Outras Bebidas

cerveja

vinho

NOCIVOS

Frutos/mar etc:

arenque/vinagre

búzio

caviar

polvo

salmão defum.

Laticínios etc.:

iogurte

leite de cabra leite de vaca

queijos

sorvete c/ leite

Frutas:

abacate

amora preta

banana da terra

coco

laranja

melão

morango

ruibarbo

tangerina

tamarindo

Grãos:

arroz 7 cereais

bolo inglês

creme de trigo

farelo de aveia

farelo de trigo

farinhas

feijão fradinho

feijão mulatinho

flocos de aveia

flocos de milho

fubá

germe de trigo

lentilhas

pão ázimo

pão de trigo integral

pão preto

trigo duro

Legumes e verduras:

batata vermelha

berinjela

broto de alfafa

cogumelo Paris

couve Bruxelas

couve-flor

milho

mostarda

repolhos

Sementes:

amendoim

cast. de caju

cast. do Pará

sem. de papoula

pistache

Temperos:

alcaparra

azeitona preta baunilha

canela

katchup

maisena

noz moscada

o. de algodão

o. de amendoim

o. de milho

picles

pimenta branca

pim. do reino

vinagres

Chás:

alfafa

babosa

bardana

erva de S. João

folhas de morango preto

ruibarbo

sene

Sucos:

maçã

sidra

Outras Bebidas

café

destilados

refrigerantes

Suplementos:

Vitamina A

Vitamina E

 

 

.1.   PLANO DO TIPO SANGÜÍNEO A

 

Os portadores de tipo A foram os primeiros imigrantes, forçados pela necessidade de se deslocar e adaptar-se a dietas e modos de vida mais agrários, com uma personalidade mais cooperativa. O primitivo tipo A tinha que ser cumpridor da lei, disciplinado, honesto, inteligente, sensível e ter autocontrole.

São pessoas que reagem à 1a. fase do estresse intelectualmente: tornam-se ansiosas, irritadas e hiperativas. Precisam de yoga, meditação, tai-chi e um pouco de solidão para evitar doenças cardíacas e cânceres. Dão-se bem com escultura e artesanato. Talvez o mais conhecido tipo A seja Hitler, cuja hipersensibilidade o levou à loucura.

Carne, laticínios, feijão mulatinho e fradinho e trigo (este em excesso) são difíceis de digerir, armazenam-se como gordura, aumentam as toxinas digestivas, reduzem a utilização das calorias, inibem o metabolismo dos nutrientes e a eficiência das insulinas. Para perder peso, comer soja, verduras e abacaxi.

Os tipo A se dão bem com dietas vegetarianas. Aos poucos, começar eliminando embutidos, seguidos das carnes vermelhas e aves. Por produzir mais muco que os demais, devem evitar laticínios e começar o dia com um copo de água morna e limão. O tofu deve ser a base de sua dieta, além de frutas, três vezes ao dia. Evitar mangas, melões e laranjas; estas irritam o estômago. Usar muito alho.

Geralmente desenvolvem asma. Concentram o maior número de alcoólatras. Têm baixo nível de acidez estomacal. São biologicamente predispostos à anemia perniciosa, doenças do coração e câncer (este pode ser prevenido com soja, em todas as suas formas). Têm tendência a alto nível de colesterol e triglicérides. Se já tiver câncer, comer feijão de lima. Também têm tendência a sofrer de diabetes, devido ao consumo de carnes e laticínios. Infecções no fígado são comuns. Têm tendência a desenvolver cálculos biliares, cirrose, doenças nos dutos e icterícia.

Os anti-histamínicos podem elevar a pressão, principalmente dos tipos A e AB. Em caso de cirurgia, devem tomar chá de raiz de bardana e equinácea já um mês antes da data e depois, extrato de calêndula para cicatrizar o corte e limpá-lo. São propensos ao câncer, conjuntivite, secreções do muco e reações alérgicas da pele. Mosquitos comuns preferem os tipos A e AB.

 

BENÉFICOS

Frutos/mar (B):

bacalhau

carpa

cavala

escargot

garoupa

perca amarela

perca prateada

salmão

sardinha (Ca)

savelha

truta

vermelho

Laticínios etc.:

leite soja (Ca)

queijo de soja

Frutas:

abacaxi (C)

ameixas

amora

cereja (C)

damasco

figos (Fé)

limão (C)

passas

uva do monte

Grãos (B/E/Fe):

amaranto

bolo de arroz

farinha de arroz

farinha de aveia

farinha centeio

feijão azuki

feijão preto

feijão soja

kasha

lentilhas

pão farinha soja

pão grãos germ.

trigo sarraceno

vagem

Leg./verd.(Zi):

abób. moranga

acelga

alcachofra

alface romana brócolis (C/Ca)

brotos de alfafa

cebolas amar.

cebolas espanh.

cebolas roxas

chicória

couve

couve rábano

dente de leão

escarola

espinafre (Ca)

folhas beterraba

nabos

pastinaca

quiabos

temph

Sementes:

amendoins

sem. de abóbora

Temperos:

alho

alho poró

azeite de oliva

gengibre

malte de cevada

melaço/cana(Fe)

missô (B)

molho soja (B)

mostarda

óleo linhaça (E)

raiz forte

salsa

tamari

Chás:

alfafa

babosa

bardana

camomila

cardo mariano

equinácea

erva de S. João

feno grego

frutos de roseira

gengibre

ginseng

olmo

pilriteiro

valeriana

verde

Sucos:

abacaxi

aipo

ameixa

cenoura

cereja

damasco

limão

toronja

Outras bebidas

café

vinho tinto

Suplementos:

cálcio

cromo

ferro

selênio

vitamina B

vitamina C

vitamina E

zinco

Exercícios:

aeróbica

alongamento

artes marciais

caminhada

dança

golfe

ioga

natação

tai-chi

NEUTROS

Aves:

frango

galinha

peru

Frutos/mar (B):

atum

caranha

delfim

eperlano

esturjão

haliote

lúcio

olhete

pargo

peixe espada

peixe vela

perca branca

perca do mar

pescada

tubarão

Laticínios etc.:

coalhada

feta

iogurte (Ca)

leite cabra (Ca)

mussar. magra

quefir

queijo de cabra

ricota

Frutas:

abacate

bagas de sabug.

caqui

carambola

framboesa

goiaba

groselha

kiwi

lima

maçã

melão

morango (C)

nectarina

pêra

pêssego

romã

tâmara

uvas

Grãos (B/E):

arroz branco

arroz basmati

arroz integral

arroz selvagem cevada

creme de arroz

ervilhas

espelta

far, de cevada

far. de espelta

far. de gluten

far. de graham

far. de quinoa

far. de trigo duro

far. trigo germ.

far. trigo torrado

favas

feijão branco

feijão de corda

feijão vagem

flocos de milho

fubá

painço

pão de espelta

pão sem glutem

pão trigo duro

tapioca

Legumes/verd.:

abóbora

agrião

aipo

alfaces

algas

aspargo

beterraba

broto de bambu

broto de feijão

broto rabanete

cerefólio

chalota

chicória verm.

cogumelos

couve Bruxelas

couve-flor

folhas mostarda

funcho

milho amarelo

milho branco

nabo branco

pepino

rabanete

repolho chinês

rutabaga Sementes:

amêndoas

castanhas

gergelim

nozes

pinhão

sem. de girassol

sem. de papoula

Temperos:

açafrão

açúcar branco

açúcar mascavo

agar-agar

alecrim

alfarroba

algas

araruta

azeit. verdes

baunilha

canela cardamomo

carefólio

cebolas verdes

cebolinha

chocolate

coentro

cominho

cravo da índia

cremor tártaro

cúrcuma

curry

endro

erva doce

estragão

extr. amêndoa

folha de louro

gelatinas

geléias

hortelã

hortelã pimenta

ketchup

maionese

maisena

manjericão

manjerona

mel

mel de arroz

mel de arroz

mel de milho

menta

molho inglês

mostarda seca

noz moscada

o fig. bacalhau

óleo canola (E)

orégano

páprica

picles

pim. da jamaica

pimentão doce

raiz forte

sal

salsa

sálvia

segurelha

tamarindo tapioca

tomilho

Bebida:

vinho branco

Chás:

alsina

amora

bétula branca

bolsa de pastor

casca carv. brco

dente de leão

dong quai

escutelária

f. de framboesa

f. de morango

genciana

hidraste

hortelã

hortelã pimenta

lúpulo

marroio branco milefólio

raiz de alcaçuz

sabugueiro

salsa

salsaparrilha

salva

sene

tília

tomilho

tussilagem

verbasco

verbena

Sucos:

cidra

maçã

oxicoco

pepino

repolho

uva

verd. benéficas

NOCIVOS

Carnes etc.:

boi

búfalo

ganso

carneiro

codorna

coelho

cordeiro

faisão

pato

perdiz

porco

veado

Frutos/mar etc:

amêijoa

arenque

barracuda

beluga

búzio

camarão

caranguejo

caviar

enchova

enguia

hadoque

lagosta

lagostim

linguado

lula

merluza

mexilhões

ostra

perca listrada

polvo

salmão defum.

savelha

tartaruga

Laticínios etc.:

leite

leitelho

manteiga

queijo brie

q. camembert

queijo cheddar

queijo colby

queijo cottage

queijo edam

queijo ementhal

queijo golda

queijo gruyère

queijo jarsberg

q. monterrey

queijo munster

q. provolone

quijo suíço

queijo roquefort

requeijão

sorvete c/ leite

Frutas:

banana

coco

laranja

mamão

manga

ruibarbo

tangerina

Grãos:

arroz 7 cereais

bolos de trigo

creme de trigo

far. trigo integral

farinha branca

feijão de lima

feijão fradinho

feijão mulatinho

feijão vermelho

germe de trigo

grão de bico

guando

massa de espin.

massa semolina

pão de trigo integral

pão preto

trigo duro

trigo integral

Legumes/verd.:

batata doce

batata inglesa

batata roxa

berinjela

cogumelo Paris

cog. shitake

feijão de lima

inhame

pimentão amar.

pimentão verde

pimentão verm.

repolho branco

repolho chinês

repolho roxo

tomate

Sementes:

castanha caju

castanha Pará

pistache

Temperos:

azeit. espanh.

azeit. Pretas

azeit. gregas ketchup

maionese

molho inglês

óleo de milho

óleo de algodão

óleo amendoim

óleo de açafrão

óleo gergelim

pim. mexicana

Chás:

cabelo de milho

gataria

pimenta caiena

ruibarbo

trevo pardos

Sucos:

laranja

mamão

tomate

Outras bebidas

água gasosa

cerveja

chá preto

destilado

regrigerante

Suplemento:

Vit. A-betacarot.

 

 

1.   PLANO DO TIPO SANGÜÍNEO B

 

Pode-se dizer que o tipo B representa um refinamento sofisticado no caminho da evolução, um esforço para reunir povos e culturas diferentes. Reagem ao estresse com equilíbrio e harmonia. Biologicamente são mais flexíveis que os demais. Mais de 30% dos milionários que enriqueceram com seu esforço têm sangue tipo B!

O sangue tipo B teve inicialmente que sofrer mutação em resposta às mudanças climáticas. Representa a demanda da natureza por uma força mais equilibrada entre as tensões da mente e as necessidades do sistema imunológico.

Os principais fatores de aumento de peso são amendoins, milho, sementes de gergelim, trigo e trigo sarraceno. Estes alimentos inibem a eficácia da insulina, prejudicam o ritmo metabólico, causam hipoglicemia, inibem a absorção adequada dos nutrientes, o funcionamento do fígado e a digestão. Evitar centeio.

Para perder peso, priorizar carne, fígado, laticínios magros, ovos, verduras e chá de alcaçuz. Frango, milho, tomate e trigo podem produzir muito muco, causar problemas digestivos e diarréia. Iogurte é indicado.

São vulneráveis a disfunções raras do sistema imunológico como a esclerose múltipla, o lúpus e a síndrome da fadiga crônica. Têm tendência a desenvolver cálculos biliares, cirrose, cistite, doenças nos dutos, icterícia, sinusite e pegar malária. São menos propensos à anemia e a complicações pós-cirúrgicas. Têm certa facilidade em contrair infecção de garganta por estreptococos e gripe. Fazer gargarejo com sálvia e hidraste.

 

BENÉFICOS

Carnes:

carneiro

coelho

cordeiro

veado

Frutos do mar etc.:

bacalhau

badejo

cavala

caviar

delfim

esturjão

garoupa

hadoque

linguado

pargo

perca/oceano

salmão

sardinha

truta-do-mar

Laticínios etc.:

coalhada

iogurte

leite de cabra

leite desnatado

mussarela

queijo cottage

queijo de cabra

queijo feta

ricota

Frutas:

abacaxi

ameixas

bananas

mamão

uvas

Grãos (magnésio):

arroz integral

aveia integral

farelo de aveia

farinha de arroz

feijão branco

feijão fradinho

feijão mulatinho

feijão soja verm.

painço

Legumes e verduras (magnésio):

batata doce berinjela

beterraba

brócolis

cenoura

cog. shitake

couve

couve Bruxelas

couve-flor

f. de beterraba

f. de mostarda

inhame

Temperos:

azeite de oliva

curry

gengibre

pimentas

raiz forte

salsa

Chás:

alcaçuz

gengibre

folhas de framb.

ginseng

hortelã-pimenta

fruto da roseira

salsa

sálvia

verde

Sucos:

abacaxi

mamão

repolho

uvas

Suplementos:

alcaçuz

lecitina

magnésio

Exercícios:

aeróbicos

artes marciais

caminhada

ciclismo

corrida

golfe

musculação

natação

tai-chi

tênis

yoga

NEUTROS

Carnes etc.:

búfalo

boi

faisão

fígado

peru

vitela

Frutos do mar etc.:

arenque

atum

carpa

lula

peixe espada

perca

pescada

truta

tubarão

vermelho

Laticínios etc.:

creme de leite

leite de soja

leite integral

manteiga queijos

requeijão

soro de leite

Frutas:

ameixa seca

amora

banana da terra

bergamota cereja

damasco

framboesa

figos

goiaba

grapefruit

groselha

kiwi

laranja

lima

limão

maçã

manga

melão

morango

nectarina

passas

pêra

pêssego

tangerina

Grãos (magnésio):

arroz branco

arroz integral

bolo de aveia

creme de arroz farinha branca

erv. em vagem

favas

feijão verde

granola

massa/espinafre

massa/semolina

pão de centeio

pão de far. soja

pão s/ glúten

vagens

sorvete c/ leite

Legumes e verduras (magnésio):

abóbora

acelga

agrião

aipo

alfaces

alga marinha

aspargos

bagas de sabug.

batatas

broto de alfafa

broto de bambu

chicória

cogumelos

couve rábano

dente de leão

endívia

endro

ervilhas

escalônia

escarola

espinafre

funcho

nabo

pepino

Sementes:

amêndoas

castanhas

nozes

Temperos:

açafrão

açúcar

agar-agar

alcaparra

alcarábia

alecrim

alfarroba

NEUTROS (cont.)

Temperos:

alga marinha

alga rodimeniácea

alho

alho poró

araruta

baunilha

cardamomo

carefólio

cebola

cebolinha

chocolate

coentro

cominho

cravo da Índia

cremor/tártaro

cúrcuma

endro

erva doce

estragão

gaultéria

gelatina

geléia

gengibre

hortelã

louro

maionese

manjericão

mostarda

manjerona

menta

mel

melaço

missô

molho inglês

mostarda

noz moscada

óleo fíg. de bac.

óleo de linhaça

orégano

pápricas

picles

pim. em grão

pim. malagueta pimentão doce

sal

sálvia

segurelha

shoyu

tomilho

vinagres

Chás:

alfafa

amora

bardana

bétula branca

botão de ouro

camomila

casca/carvalho

dente de leão

dong quai

equinácea

erva de S. João

f. de morango

gataria

hortelã

marroio branco

milefólio

olmo

pimenta caiena

pilriteiropoligonácea

raiz de alcaçuz sabugueiro

salsaparrilha

tomilho

valeriana

verbena

Sucos:

aipo

ameixa seca

cenoura

cereja

damasco

grapefruit

laranja

limão

maçã

pepino

sidra

verduras

Outras bebidas:

café

cerveja

chá preto

vinho

NOCIVOS

Carnes etc.:

codorna

coração

frango

galinha d´angola ganso

pato

perdiz

porco

Frutos do mar etc.:

amêijoa

barracuda

búzio

camarão

caranguejo

enchova

enguia

esturjão branco

lagosta

lagostim

olhete

ostras

peixe lua

perca do mar

perca listrada

polvo

salmão defumado

Laticínios etc.:

americano

queijo de soja

queijo roquefort

sorvete c/ leite

Frutas:

abacate

caqui

carambola

coco

romã

ruibarbo

Grãos:

amaranto

arroz 7 cereais

arroz selvagem

bagels de milho

bolo de milho

bolo de trigo centeio

cevada

creme de trigo cuscuz

far. de centeio

far. de cevada

far. de gluten

feijão azuki

feijão preto

feijão rajado

flocos de milho

fubá

germe de trigo

grão de bico

kasha

lentilhas

massa/alcach.

pão de centeio

trigo duro

trigo integral

trigo sarraceno

Legumes e verduras:

ab. moranga

alcachofra

broto de feijão

broto/rabanete

milho

rabanete

tempeh

tomate

Sementes:

amendoim

avelã

cast. de caju

gergelim

papoula

pinhão

pistache

sem de abóbora

sem. de girassol

tahini

Temperos:

azeitonas canela

ess.de amêndoa

gelatina pura

ketchup maisena

malte de cevada mel de milho

óleo açafrão

óleo algodão

óleo amendoim

óleo canola

óleo gergelim

óleo girassol

óleo de milho

pimenta branca

pim. da Jamaica

pim. do reino

tapioca

Chás:

babosa

cabelo de milho

escutelária

feno grego

genciana

lúpulo

ruibarbo

sene

tília

trevo/prados

tucilagem

verbasco

Suco:

tomate

Outras bebidas:

água gasosa

destilados

refrigerantes

 

 

1.   PLANO DO TIPO AB

 

4. PLANO DE TIPO SANGÜÍNEO AB

O sangue tipo AB tem menos de mil anos de existência, é raro (menos de 5% da população) e biologicamente complexo. É o delicado produto de uma rara mistura entre o tolerante tipo A e o equilibrado tipo B.

São pessoas que não se preocupam com detalhes, são atraentes, carismáticas, cativantes, espiritualizadas, excêntricas e populares, aceitam todos os aspectos da vida sem se conscientizar das conseqüências. Benedict Arnold, o mais famoso traidor dos EUA era tipo AB.

Reagem à 1a. fase do estresse intelectualmente: tornam-se ansiosas, irritadas e hiperativas. Precisam de yoga, meditação, tai-chi e um pouco de solidão para evitar doenças cardíacas e cânceres. Dão-se bem com escultura e artesanato.

Carne vermelha, feijão fradinho e mulatinho, milho, sementes, trigo e trigo sarraceno têm digestão difícil, são armazenados como gordura, intoxicam o aparelho digestivo, inibem a eficácia da insulina, provocam hipoglicemia, diminuem o ritmo metabólico e tornam menos eficaz o uso das calorias. Frango, milho, tomate e trigo podem produzir muito muco, causar problemas digestivos e diarréia. Iogurte é indicado. Evitar também carnes defumadas e secas. Para perder peso, priorizar abacaxi, algas marinhas, frutos do mar, laticínios (pouco), tofu e verduras.

Têm menos problemas com alergias, mas têm tendência à anemia, alto nível de colesterol e triglicérides. Têm tendência a desenvolver cálculos biliares, cirrose, doenças nos dutos e icterícia.

Os anti-histamínicos podem elevar a pressão, principalmente dos tipos A e AB. Em caso de cirurgia, devem tomar chá de raiz de bardana e equinácea já um mês antes da data e depois, extrato de calêndula para cicatrizar o corte e limpá-lo. São propensos ao câncer (este pode ser prevenido com soja, em todas as suas formas), conjuntivite, secreções do muco e reações alérgicas da pele. Mosquitos comuns preferem os tipos A e AB.

 

BENÉFICOS

Carnes etc (Zi)

carneiro

coelho

cordeiro

peru

Frutos/mar etc

atum

bacalhau

badejo

cavala

escargot

esturjão

garoupa

lúcio

pargo

perca oceano

salmão

sardinha

savelha

truta

vermelho

Laticínios etc.:

coalhada

iogurte

queijo cottage

leite de cabra

mussarela

ricota

queijo de cabra

queijo feta

quefir

Frutas:

abacaxi (C)

ameixas

cerejas (C)

figos

framboesas

groselhas

kiwi

limão (C)

toronja (C)

uvas

Grãos:

arroz basmati

arroz branco

arroz integral

arroz selvagem

aveia integral

cereal de aveia

espelta

far. de arroz

far. de aveia

far. de centeio

far. trigo germ.

feijão branco

feijão rajado

feijão soja

feijão vermelho

lentilhas verdes

painço

pão de arroz

pão de centeio

pão de far. soja

pão de grãos germinados

Leg./verd. (Zi):

aipo

brotos de alfafa

batata doce

berinjela

beterraba

brócolis (C)

couve-flor

couve

dente de leão

inhame

folhas mostarda

pastinaca

pepino

tempeh

tofu

tomates doces

Sementes:

amendoim

cast. da Índia

nozes

Temperos:

alho

azeite de oliva

curry

missô

raiz forte

salsa

Chás:

alcaçuz

alfafa

bardana

camomila

equinácea

gengibre

ginseng

folhas morango

frutos roseira

pilriteiro

verde

Sucos:

aipo

cenoura

cereja

mamão

repolho

uvas

Outra bebida:

café

Suplementos:

bromelina

cardo mariano

huang-ki

pilriteiro

quercetina

selênio

vitamina C

zinco

Exercícios:

aeróbica

aikido

alongamento

caminhada

coclismo

dança

golfe

natação

tai-chi

yoga

NEUTROS:

Carnes etc (Zi)

faisão

fígado

Frutos/mar etc

atum

arenque

caranha

carpa

caviar

espadarte

haliote

leque

linguado

lula

perca amarela

perca branca

perca prateada pescada

tubarão

Laticínios etc.:

caseína

leite de soja

leite desnatado

queijo cheddar

queijo colby

quijo de soja

queijo edam

queijo ementhal

queijo golda

quijo gruyére

queijo jarlsburg

q. monterey

queijo munster

q. neufchatel

queijo suíço

requeijão

soro de leite

Frutas:

amoras

bagas sabug.

banana terra

damascos

kunquat

limas

maçãs

mamão

melões

morangos (C)

nectarinas

passas

peras

pêssegos

tâmaras

tangerinas

vacínios

Grãos:

amaranto

cevada

creme de arroz

creme de trigo cuscuz

ervilhas

far. de espelta

far. de glúten

far. de graham

far. tr. integral

far. trigo branca

far. trigo duro far. trigo torr.

farinha cevada

feijão verde

germe de trigo

granola

lentilhas

massa/espin.

massa/ semol.

painço

pão de centeio

pão de far. soja

pão de grãos germinados

pão de arroz

soja

trigo integral

vagens

Leg./verd.(Zi):

abóboras

acelga

agrião

alcaravia

alf. americana

alface iceberg

alface romana

alga marinha

alho poró

aspargo

batata roxa

batata inglesa

broto de bambu

cenoura

cerefólio

chalota

chicória

cogumelo Paris

cogumelo enoki

cogumelo ostra

cog. Portobelo

couve Bruxelas

couve rábano

daikon

endívia

ervilha

escalônia

escarola

espinafre

funcho

nabo

quiabo

raiz forte

repolho branco

repolho chinês

repolho roxo

rutabaga

tomate

Sementes:

amêndoas

cast. de caju

cast. do Pará

pinhão

macadâmia

pistache

Temperos:

açafrão

açúcar branco

açúcar mascavo

agar-agar

alecrim

alfarroba

algas

araruta

azeit. espanh.

azeit. gregas

azeit. verdes baunilha

bergamota

canela

cebola amarela

cebola espanh.

cebola roxa

cebolinha

cerefólio

chocolate

coentro

cominho

cravo da Índia

cremor tártaro

cúrcuma

endro

estragão

folha de louro

gaultéria

gelatina

geléia

gengibre

hortelã

hortelã pimenta

maionese

manjericão manjericão

mel

melaço

menta

molho de soja

mostarda

óleo amendoim

óleo de canola

o fig. bacalhau

óleo de linhaça

noz moscada

páprica

pimentão doce

sal

sálvia

segurelha

tamari

tamarindo

tomilho

xarope de arroz

xarope de bordo

Chás:

alsina

amora

bétula branca

casca de carvalho branco

casca de olmo

dente de leão

dong quai

erva de S. João

folhas framb.

gataria

hortelã

hortelã pimenta

marroio branco

milefólio

pimenta caiena

sabugueiro

salsa

salsaparrilha

sávia

tomilho

valeriana

verbena

Sucos:

abacaxi

ameixa seca

damasco

limão

maçã

pepino

verd. benéficas

toronja

Outras bebidas:

água gasosa

cerveja

vinhos

NOCIVOS

Carnes etc.:

boi

búfalo

codorna

coração

frango

galinha

ganso

pato

perdiz

porco

veado

vitela

Frutos/mar etc

amêijoa

arenque/cons

barracuda

búzio

camarão

carangueijo

enchova

enguia

esturjão branco

hadoque

lagosta

lagostim

ling. gigante

ling.cinzento

listrada

ostras

perca do mar

polvo

salmão defumado

tartaruga

Laticínios etc.:

leite integral

leitelho

manteiga

queijo brie

q. camembert

q. parmezão

q. provolone

queijo roquefort

sherbet

sorvete c/ leite

Frutas:

abacate

bananas

caqui

carambola

coco

goiabas

laranja

manga

romã

ruibarbo

Grãos:

bolo de milho

cereal de milho favas

feijão azuki

feijão fradinho

feijão mulatinho

feijão preto

grão de bico flocos de milho

kasha

massa alcach.

trigo sarraceno

Legumes/verd

alcachofra

broto de feijão

broto de rabanete

cogumelo haliote

cog. lentinos

feijão de lima

milho amarelo

milho branco

pimentão verm.

pimentão amar.

pimentão verde

rabanete

Sementes:

avelã

gergelim

sem. abóbora

sem. gergelim

sem. girassol

sem. papoula

Temperos:

alcaparra

azeitona preta

erva doce

ess. amêndoa

gelatina em pó

ketchup

maisena

malte cevada

mel de milho

molho inglês

óleo de açafrão

óleo algodão

ó. de gergelim

óleo de girassol

óleo de milho

picles

pim. da jamaica

pim. de caiena

pim. do reino

pim.verm.flocos

pimenta branca

pim. em grão

pim. mexicana

tapioca

vinagres

Chás:

babosa

cabelo de milho

bolsa de pastor

escutelária

feno grego

genciana

lúpulo

ruibarbo

sene

tília

trevo prados

tussilagem

verbasco

Suco:

Laranja

Outras bebidas:

chá preto

destilados

refrigerantes