A sabedoria da dieta vegetariana

20-01-2014 12:30

A maioria das pessoas acham que uma refeição sem carne é incompleta, sem desde tempos imemoriais, que tem sido considerado um axioma que a carne é o alimento mais fortalecedor que temos.
Todos os outros alimentos têm sido vistos como simples acessórios de um ou mais tipos de carne no menu. Nada poderia ser mais errado; a ciência tem comprovado experimentalmente que invariavelmente o alimento obtido de vegetais tem um maior poder sustentado, e a razão é de fácil percepção se olharmos para o assunto do ponto de vista ocultista.

 

 

LEI DA ASSIMILAÇÃO

 

A Lei da Assimilação é que : “nenhuma partícula de alimento pode ser inserida na construção do corpo , até que as forças nele vigentes sejam superadas pelo Espírito intrínseco, residente “.
O Ego deve ser o regulador absoluto e indisputado no corpo, governando as células como um autocrata, ou elas seguirão cada uma o seu próprio caminho, como acontece no declínio quando o Ego se escapa, se retrai .

O nível de consciência da célula determina determina o seu poder como unidade. Quanto menor for essa consciência, mais fácil será para o Ego actuar como regente máximo das funções corporais. As células levadas para o corpo também têm a sua consciência individual e colectiva . Por isso , o nível da sua aquisição espiritual é um factor a ser considerado quando se pretende que determinado alimento seja usado pelo orgamismo . Os diferentes Reinos têm diferentes veículos e, como tal uma diferença de consciência. O mineral tem apenas o corpo denso e uma consciência como a do transe mais profundo.

Por tal, será mais fácil sujeitar alimentos provindos directamente do reino mineral. O alimento mineral manter-se-ia connosco o maior tempo, obviando a necessidade de comer tão frequentemente; no entanto, sabemos que o organismo humano, vibra tão rapidamente que é incapaz de absorver o mineral inerte directamente. Sal e outras substâncias similares são expulsas do sistema num ápice sem terem sido de todo assimiladas.
O ar está cheio de Azoto que necessitamos para repor o perdido; respiramo-lo para dentro do nosso sistema, e não o conseguimos assimilar, tal como qualquer outro mineral, até que tenha sido transmutado no laboratório da Natureza e incorporado em plantas.

 

As plantas têm um corpo denso e um corpo vital, que as capacita a fazerem aquele trabalho . Sua consciência é tão profunda como o sono sem sonhos . Assim é fácil para o nosso Ego controlar as células vegetais e mantê-las dominadas por um longo período de tempo, e daí o grande valor alimentar/de sustento do vegetal.

 

 

ALIMENTO ANIMAL


No alimento animal, as células já se tornaram mais individualizadas, e como o animal tem um corpo de desejos que lhe dá uma natureza passional, é facilmente entendido que quando comemos carne , é mais difícil sujeitar estas células animais que têm uma consciência animal semelhante ao estado de sonho, e também que tais células não se deixarão aprisionar/sujeitar por muito tempo. Assim , uma dieta de carne requer maiores quantidades e refeições mais frequentes que a de vegetais ou frutos. Se avançarmos um degrau mais longe e comermos carne de animais carnívoros, sentir-nos-emos famintos a toda a hora, pois tais células se tornaram excessivamente individualizadas e procurarão , por tal, atingir a sua liberdade e ganhá-la rapidamente. Um excesso de carne é consumida, mas deixa o venenoso ácido úrico, estando cada vez mais reconhecido que quanto menos carne comemos, melhor para o nosso bem-estar.

 

É natural que devamos desejar o melhor dos alimentos, mas todo o corpo animal tem em si os venenos da degradação. O sangue venoso está cheio de dióxido de carbono e outros produtos nocivos no seu caminho para os rins ou poros da pele para serem expelidos pela urina ou transpiração. Estas substâncias repulsivas estão em cada porção da carnee quando comemos tal alimento, estamos a encher o nosso corpo de venenos tóxicos. Muitas doenças são devidas ao nosso uso de alimentos de carne .
É há inúmeras provas que uma dieta carnívora estimula a ferocidade . Podemos mencionar a ferocidade famosa de bestas de presa, contraposta à força prodigiosa e a natureza dócil do boi, do elefante e do cavalo mostrando o efeito da dieta herbívora nos animais.

 

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS


Assim que adoptemos a dieta vegetariana , escapamos a uma das mais sérias ameaças à saúde, a putrefacção dos restos de carne presos entre os dentes. Frutos, cereaise vegetais são pela sua natureza lentos a apodrecer; cada partícula contém uma enorme quantidade de éter que o mantem vivo e doce muito tempo, em contrapartida o éter que interpenetrava a carne e compunha o corpo vital de um animal se retira com o Espírito do mesmo aquando da sua morte. Assim o perigo de infecção através dos vegetais é muito pequeno, e muitos deles são realmente antisépticos em alto grau. Isto aplica-se particularmente aos frutos cítricos: laranjas, limões, toranjas, etc , para não falar do rei dos antisépticos , o abacaxi.

 

Em vez do envenenamento do tubo digestivo com elementos putrefactivos como a carne faz, os frutos limpam e purificam o sistema, e o ananás é uma das melhores ajudas conhecidas para a digestão do homem. É bem superior à pepsina e para o obter não se usa nenhuma crueldade com a vida sensível. Alguns nutricionistas modernos avisam que para beneficiar totalmente dos seus nutrientes, os citrinos não devem ser misturados com outros alimentos.

 

 

SAIS CELULARES


Há 12 sais no corpo conhecidos como sais celulares; eles são vitais e representam os doze signos do zodíaco. Estes sais são necessários para construção do corpo .
Não são sais minerais como geralmente suposto, mas sim vegetais. O mineral não tem corpo vital, e é apenas por meio do corpo vital que a assimilação é conseguida. Como tal, temos de obter estes sais através do reino vegetal.

 

 


 

 

CRU ou COZINHADO

O calor destrói o corpo vital da planta e deixa apenas a parte mineral. Assim sendo, se desejamos renovar o suprimento destes sais no nosso corpo, devemos obtê-los de vegetais não cozinhados. Como cozinhar destrói os valiosos sais celulares, a nossa dieta deveria conter uma grande percentagem de alimentos crus. Chás de ervas, que devem ser infusões sem ebulição, são também muito ricos em tais sais.

 

Mas não devemos precipitadamente tirar a conclusão que todos devem parar de comer carne e viver unicamente de alimento vegetal cru. No presente estado de evolução há muito poucos que o podem fazer. Devemos ter o cuidado de não elevar demasiado rapidamente as vibrações do nosso corpo, para nós, para continuarmos o nosso trabalho nas condições presentes, temos de ter corpos adaptados ao trabalho.

 

Os ocultistas sabem que há uma chama na base do crânio, na base do cérebro. Ela arde continuamente na medula oblonga no topo da corda espinal, e é de origem divina. Esse fogo emite um som cantante parecido ao zumbido de uma abelha e é a nota chave do corpo físico. Ela constrói e cimenta o conjunto dessa massa de células conhecida como “o nosso corpo”.

 


INOFENSIVOS COMO POMBAS


O chama arde muito ou pouco, clara ou intensamente, conforme a alimentamos. Há fogo em tudo na Natureza excepto no reino mineral. Este não tem corpo vital e como tal não tem via para o ingresso do Espírito de Vida, a chama. Alimentamos esse fogo sagrado parcialmente das forças do Sol entrando no Corpo Vital através da contraparte etérea do baço, e daí para o plexo solar onde é colorido e então levado para cima através do sangue. Nós também alimentamos esse fogo do fogo vivo que absorvemos dos alimentos crus que comemos e assim assimilamos.
Olhando para o assunto comer-carne do ponto de vista ético também, é contra a mais alta concepção matar para comer. Nós temos uma dívida pesada para pagar às criaturas inferiores cujos mentores deveríamos ser, mas de que somos assassinos; a boa lei que trabalha sempre para corrigir os abusos relegará em tempo o hábito de comer animais assassinados para a lixeira das práticas obsoletas.

 

O homem nos primeiros estados do despertar /desenvolvimento, era em certos aspectos como as bestas de presa. No entanto ele está a tornar-se como-Deus e como tal deve parar de destruir com vista a começar a criar. O alimento de carne estimulou a ingenuidade humana de ordem inferior no passado; serviu um propósito na nossa evolução; mas estamos agora no advento duma Nova Era, quando auto-sacrifício e serviço trarão crescimento espiritual á humanidade. A evolução da mente trará uma sabedoria muito além da nossa maior concepção, mas antes de ser seguro confiar-nos essa sabedoria, devemos tornar-nos puros/inofensivos como as pombas. De outro modo poderíamos tornar-nos tão egoístas e de propósitos tão destrutivos que seriamos uma ameaça inconcebível aos nossos parceiros homens. Para evitar isto, deve ser adoptada a dieta vegetal.

 


CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS

 

Também do ponto de vista puramente prático, dieta vegetariana é vantajosa. O cada vez mais proibitivo preço da carne está a levar as donas-de-casa a virarem-se para substitutos, e as pessoas estão gradualmente a serem ensinadas os alimentos dádiva-de-Deus, os vegetais, são os mais deliciosose saudáveis. Muitos que começaram a comer mais frutos e vegetais estão a aperceber-se que estão a ganhar em saúde e, em muitos casos, que a melhoria física é acompanhada por melhorias mentais e morais. Afirma-se que 12 acres de pastagens para criar a carne suficiente para alimentar um homem. Se esses 12 acres de terra fossem usados em horticultura produziriam comida suficiente para alimentar várias famílias de médio tamanho. Com a população aaumentar em todo o mundo, em breve será necessário parar a criação de gado e devotar os campos ao cultivo de cereais e vegetais.

 

Nesta idade de mudança, quando mais Egos avançados nascerem, muitos deles são naturalmente vegetarianos; uma nova raça tendo uma mais alta consciência está para nascer, especialmente na costa Pacífica. A era vindoura será vegetariana, e todos os que forem progressivos alinharão e tornar-se-ão vegetarianos – os outros ficarão para trás e classificados entre os vagabundos/extraviados da humanidade.