10 maneiras para absorver vitamina D

23-01-2014 14:36
1. A luz solar

 A luz do sol estimula o organismo a produzir vitamina D. Contudo, há que ter um certo cuidado pois a exposição solar sem protector pode trazer graves danos para a pele.
“Cerca de 20 a 25 minutos de exposição útil bastam para conseguir absorver a vitamina que precisa”, explica o Stephen Hoing, director do Centro de Osteoporose do Hospital de Nova Iorque.
Contudo este é um conselho mais eficaz no Verão, uma vez que em latitudes elevadas e no Inverno a luz solar não é forte o suficiente para fornecer as necessidades diárias de Vitamina D.

 

2. Peixe

Os peixes ricos em gorduras são uma óptima fonte de vitamina D. Dentro deste grupo podemos incluir o salmão, a truta, a cavala, o atum e a enguia.
Para além de fornecerem a dose diária recomendada de vitamina D, ainda são ricos em ómega 3.

 

3. Conservas de peixe

O peixe fresco não é o único rico em vitamina D. As sardinhas e o atum enlatados contêm a vitamina e a um preço mais acessível.

 

4. Cogumelos

Tal como os seres humanos os cogumelos têm capacidade de produzir vitamina D quando são expostos à luz solar.
Contudo nem todos os cogumelos são cultivados à luz solar e por isso não contêm a vitamina Certifique-se que os cogumelos que compra foram cultivados ao sol nas especificações dos ingredientes.

 

5. Leite

Grande parte das marcas de leitel é fortificada com vitamina D, mas os derivados já não. O mesmo acontece com os leites de loja, contudo verifique sempre a etiqueta.

 

6. Sumo de laranja

Para além de ser conhecido por ser altamente rico em vitamina C o sumo de laranja também possui vitamina D. Algumas marcas ainda fortificam os níveis de vitamina D do sumo, por isso verifique sempre o rótulo.

 

7. Suplementos vitamínicos

Os suplementos de vitamina D podem ajudar a obter a dose diária adequada, sem correr o risco de ter problemas de pele ao fazer exposições sem protector solar.

 

8. Ovos

Os ovos são outra maneira de absorver vitamina D. Contudo, não fornecem a dose diária necessária, uma vez que a vitamina só está presente da gema.

 

9. Fígado de vaca

O fígado de vaca não só é rico em vitamina D, mas também em vitamina A, ferro e proteínas.

 

10. Óleo de fígado de bacalhau

Este óleo é muitas vezes aromatizado com hortelã ou citrinos e vem em forma de cápsula. Se for ingerido em líquido uma colher de sopa possui duas vezes mais que a dose diária recomendada.