Coronavírus – O que se sabe sobre este vírus?

10-02-2020 22:59
O início

A 31 de dezembro de 2019 a OMS (Organização Mundial da Saúde) foi informada da ocorrência de um surto de pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan na China. As autoridades rapidamente procuram perceber a causa da doença e a 7 de janeiro de 2020 identificaram o vírus que a causava – um novo coronavírus (2019-nCoV), disponibilizando informações sobre o mesmo numa base de dados internacional, que existe para o efeito, o que permite às autoridades de saúde dos vários países acederem a um conhecimento comum sobre estas doenças. A maioria dos primeiros casos identificados eram em pessoas que tinham frequentado um mercado dessa cidade (que foi limpo e encerrado no início de janeiro) no entanto, ainda não se tem a certeza sobre qual a fonte do surto.

O que fazer?

As autoridades competentes estão a acompanhar o assunto e têm vindo a atualizar a informação, publicamente, todos os dias. Assim, mantenha a calma, vá tendo atenção às indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e adote algumas regras de etiqueta para evitar a transmissão de vírus, especialmente se viajar para zonas afetadas:

  • Evite o contacto próximo com pessoas que apresentem infeções respiratórias;
  • Adote as medidas habituais para evitar a transmissão de vírus respiratórios:
    • Lave frequentemente as mãos;
    • Tape o nariz e boca ao espirrar ou tossir (com um lenço descartável – que deve ser deitado no lixo após a utilização – ou com o braço)
 

O que se sabe, então, à data, sobre o vírus?

Os vírus da família coronavírus afetam, maioritariamente, animais, sendo que raramente evoluem e infetam pessoas ou se transmitem de pessoa para pessoa. No entanto, em alguns casos pode acontecer.

Recorda-se do surto SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 2002-2003 ou do surto MERS (Síndrome Respiratória do Médio Oriente) em 2012? Este foram causados por coronavírus e acredita-se que o contágio tenha ocorrido através de gotículas respiratórias de indivíduos infetados. Tal significa que nestes surtos, concretamente, o vírus era transmitido:

  • De forma direta – pelo ar, nas gotículas expelidas quando se espirra, tosse ou simplesmente quando se fala, não sendo necessário contacto físico próximo para haver contágio;
  • De forma indireta – através de objetos contaminados por pessoas infetadas (por exemplo as maçanetas das portas, o telemóvel, o teclado do computador ou o comando da televisão).
In Farmácias Portuguesas