Dieta, as dez piores dicas

20-11-2013 16:21

Pode abrir uma excepção nos pratos proibidos e esqueça a regra que diz que é melhor fazer exercício de estômago vazio. Dez mitos a desmistificar.



1) Todas as gorduras são más

Mentira: Depende do tipo de gordura que se ingerir. Existem gorduras boas e gorduras más. Por exemplo, a gordura presente nas batatas fritas ou nos bolos aumenta o colesterol e o risco de contrair certas doenças. Mas aquela que está presente em alimentos como o salmão ou nozes tem vários benefícios, entre os quais, proteger o coração.

 

2) Fazer pequenos snacks ao longo do dia não o ajuda a perder peso

Não é inteiramente verdade. Explicação: fazer várias pequenas refeições ao longo do dia é uma óptima maneira de controlar o apetite. O importante é escolher bem os alimentos destas refeições. Fruta e iogurtes são óptimas opções.

 

3) Todas as calorias importam. Conte-as.

Nem todas as calorias são iguais ou têm o mesmo efeito no nosso corpo. "Por exemplo, as 50 calorias de uma maçã causam uma reacção interna diferente das 50 calorias de uma fatia de cheesecake", explica Mike Clancy, um personal trainer nova-iorquino, ao 'Huffington Post'. Existem as chamadas calorias de qualidade, ricas em nutrientes (que estão presentes, por exemplo, nos espinafres) e as calorias "vazias" que se encontram nas batatas fritas.

 

4) Corte nos hidratos de carbono

Numa dieta, quando se fala dos hidratos de carbono, há sempre concepções erradas. É verdade que a ingestão de hidratos de carbono refinados, como pão branco ou arroz, pode levar a um aumento de peso e constitui um factor de risco cardiovascular. Mas não há nada que diga que a ingestão de hidratos de carbono ditos "saudáveis", como grãos integrais, fruta e vegetais, tenha um impacto negativo na saúde.

Pelo contrário, há vários estudos que sugerem que uma dieta rica em alimentos de origem vegetal (os principais fornecedores de hidratos de carbono) está associada a uma melhor saúde em termos globais. 

 

5) Abuse das proteínas

Não se iluda, o segredo de uma boa dieta não assenta só nas proteínas. Segundo a nutricionista Rania Batayneh, o corpo precisa de três macronutrientes: proteínas, hidratos de carbono e gordura e centrarmo-nos em apenas um deles não ajuda a perder peso.

 

6) O glúten é o pior inimigo das dietas

Cortar indiscriminadamente nos alimentos ricos em glúten pode ser perigoso e conduzir a várias deficiências na alimentação, sobretudo ao nível de nutrientes como fibras, ferro, vitamina B12 e magnésio. O problema está em abusar dos produtos com grãos refinados, como o arroz branco.

 

7) Queima mais calorias se estiver de estômago vazio

Fazer exercício de estômago cheio ou vazio é exactamente igual em termos das calorias que se gastam. E saltar refeições antes de se exercitar pode levar a uma perda de massa muscular, segundo um estudo do 'Strength and Conditioning Journal'.

Antes de ir para o ginásio, coma uma peça de fruta como uma banana, um pêssego ou uma manga. Ou até um quadrado de chocolate preto.

 

8) Comer de duas em duas horas acelera o metabolismo 

Mentira: Fazer intervalos de quatro, cinco, ou até mais horas, entre as grandes refeições não abranda o metabolismo do corpo humano, diz a nutricionista Monica Reinagel ao 'Huffington Post'. "Comer mais frequentemente ajuda a controlar o apetite. Mas, se quer fazer isso, tem de ter muito cuidado com os snacks que faz no intervalo das refeições", diz a profissional. É bom que eles sejam mesmo muito pequenos, senão o resultado é o inverso, só conduz ao consumo de mais calorias.

 

9) Os fins-de-semana não contam para a dieta

Não é verdade. Sim, pode infrigir as regras de vez em quando mas, se não quer desperdiçar todo o trabalho que fez (e os eventuais quilos que perdeu) durante a semana, então o melhor é ter atenção ao que faz no fim-de-semana. Não abusar nas refeições, nem no álcool. Um conselho: limite-se a beber apenas um cocktail. 

 

10) Afaste-se das comidas proibidas

Não pode comer uma pizza, batatas fritas e bolo de chocolate no mesmo dia, mas é perfeitamente aceitável encontrar um meio termo e, uma vez por outra, ao longo da sua dieta, cometer um pequeno excesso.