Factos alucinantes sobre alguns tipos de fruta

20-11-2013 16:24

As laranjas não são todas laranjas e o morango não é mesmo uma fruta. Ficou confuso? Então conheça a lista do site ‘Buzzfeed’.

A fruta é um alimento presente na nossa alimentação. E é verdade que é um bem essencial para a nossa saúde, mas será que realmente sabemos tudo sobre a fruta que consumimos?

Aqui ficam 15 factos e curiosidades sobre a fruta que entra quase sempre em nossa casa.

1- Nem todas as laranjas são laranja
Nas regiões de crescimento sub-tropical (como o Brasil, país onde crescem mais laranjas no mundo) nunca há temperatura frias o suficiente para quebrar a clorofila da casca do fruto, o que significa que podem continuar amarelas ou verdes mesmo quando estão maduras.

Mas como os consumidores não conseguem entender esse fenómeno, as laranjas importadas são tratadas com gás etileno para ficarem livres da clorofila e tornarem-se cor-de-laranja.

 

2- Grande parte das frutas comerciais são clones
Quando olhamos para a secção de fruta no supermercado e vemos peças como maçãs, pêssegos e laranjas perfeitamente idênticas, achamos normal. Mas não é.

Os produtores querem variedades específicas de frutos, para que a produção se mantenha sempre consistente, sem as imprevisíveis mutações genéticas que se obtêm com a antiquada técnica de reprodução sexual (polinizar flores, plantar sementes e ficar à espera do resultado).

 

3 - As macieiras crescem a partir do enxerto
Se comesse uma maçã Macintosh (tipo de maçã cultivada no leste do Canadá e na Nova Inglaterra) e plantasse a semente, a árvore que daí crescesse iria dar maçãs que não se pareceriam, nem no aspecto nem no sabor, com maçãs Macintosh.

Assim, em vez de plantarem sementes, os produtores juntam um ramo ou rebento cortado da árvore geneticamente desejável a uma árvore comum para que a mesma produza maçãs iguais às da árvore de onde foi tirada essa estaca (ramo ou rebento).
Se olhar com atenção para a árvore da foto, pode ver que existem vários tipos de maçãs nos diferentes ramos, todos enxertados.

No caso de frutos sem sementes, como acontece com alguns citrinos, a necessidade de enxerto é ainda maior: como as árvores não dão sementes (porque sofreram uma mutação genética acima referida), estas não conseguem reproduzir-se sem a intervenção humana, sob a forma de clonagem.

 

- Os melões japoneses são os mais caros do mundo
Sim, pode não acreditar mas no Japão as pessoas pagam quantias astronómicas por fruta de luxo como maçãs tatuadas ou melões, normalmente dadas com presentes. Embora actualmente haja um decréscimo na compra destes melões, os números ainda são surpreendentes. Por exemplo, dois destes melões foram vendidos uma vez em leilão por 17,5 mil euros.

 

5 - Os agricultores de cerejas contratam pilotos de helicópteros para secar as árvores depois de chover
Sim, é verdade. Pilotos de helicópteros recebem centenas de euros por dia para estarem alerta caso chova durante o Verão. Porquê? Para secar as árvores.

Pode parecer ridículo mas esta técnica é muito útil para os agricultores que criam este tipo de fruta, cara e delicada. Contudo o trabalho é perigoso para os pilotos, uma vez que estes são muitas vezes feridos em acidentes.

 

6 - A maçã que você está a comer pode ter um ano de idade
É comum ver maçãs à venda em supermercados e mercearias o ano inteiro embora o seu período de colheita dure apenas alguns meses. Como é que é possível? Nós explicamos-lhe.


A tecnologia cada vez mais sofisticada de armazenamento a frio significa que é possível (e até provável) que a maçã bonita e suculenta que está a comer no mês de Agosto do presente ano tenha sido colhida em Outubro do ano passado.

 

7 - As bananas ficam verdes ou amarelas artificialmente
As bananas são expedidas ainda verdes por serem demasiado delicadas e perecíveis. Por causa disso, os distribuidores utilizam a tecnologia de armazenamento de extrema precisão para depois conseguir que as bananas amadureçam antes de serem colocadas no mercado.

Mas há uma explicação para as várias cores das bananas. Segundo os Distribuidores de Bananas de Nova Iorque, no Bronx (uma das apenas três instalações que processam cerca de 2 milhões de bananas todas as semanas para todas as lojas e vendedores da cidade de Nova Iorque), as tonalidades mais populares situam-se entre o verde e o amarelado, mas depende muito do mercado alvo.

Por exemplo, a cadeia de mercearias Fairway, que adquire as bananas que comercializa dos Distribuidores de Bananas de Nova Iorque, conta com a permanência das bananas durante cerca de dois dias, pelo que adquire bananas verdes. Já os vendedores de rua, bem como as lojas cuja clientela é, na sua maioria, latino-americana, preferem-nas completamente amarelas.

 

8- As bananas estão em risco de desapareceram devido a doença
Tirando o facto de haver mais de 1 milhão de variedades de banana na terra, quase todas as bananas importadas no mercado comercial pertencem a uma única variedade, a Cavendish.

Esta variedade de banana tornou-se dominante através da indústria em 1960 porque era resistente a uma doença fúngica (chamada doença de Panamá, que entra nas plantas através de raízes e infiltra-se no tronco e nas folhas através da água, produzindo gomos que cortam o fluxo da água e os nutrientes, fazendo com que a planta murche e fique exposta a grandes quantidades de luz solar) que dizimou a banana Gros Michel, que tinha sido anteriormente a variedade mais popular e consumida.

Mas vários sinais apontam para que a variedade Cavendish desapareça na próxima década. Eis as razões:

1- Não têm sementes, logo reproduzem-se assexuadamente (por meio de rebentos-raíz que crescem da planta mãe). Isto significa que cada planta é geneticamente idêntica.

2- Esta falta de diversidade genética faz com que todas as bananas Cavendish se tornem vulneráveis a uma nova doença fúngica, ainda mais devastadora que a dos anos 60, a Raça tropical 4.

3- Esta doença já dizimou bananas em toda a Ásia e Austrália. A maioria dos produtores acredita que é apenas uma questão de tempo até que a doença chegue à América Latina.

 

9 - Os pêssegos donut são um mutante natural de uma variedade de pêssego, não uma engenharia humana
Não, os pêssegos donut não são uma mistura entre um pêssego normal e um donut. O nome deriva do aspecto deste tipo de pêssego que se assemelha a um donut.

Mas são deliciosos: mais firmes, doces e perfumados que os pêssegos normais. Estes pêssegos tiveram origem na China, mas encontraram fãs por todo o mundo nos últimos anos.

 

10 - Nos EUA, os agricultores de passas (ou uva-passa) não têm permissão para vender todas as passas que crescem
Os agricultores que produzem passas (ou uva-passa de tamanho menor que sofreu um processo de desidratação) devem contribuir para uma reserva nacional de passas. Isto não é uma regra tão louca como parece.

A maioria dos produtores de fruta vende a mesma de acordo com regras estabelecidas pelas associações destinadas a compensar a flutuação do mercado e a proteger os seus interesses económicos.

Mas as passas são naturalmente mais reservadas do que qualquer outro tipo de fruta e a RAC (Comissão Administrativa de Passas) parece querer que todos os agricultores sigam as regras.

 

11 - Misturar toranja com alguns medicamentos não é uma boa solução
De acordo com o que David Bailey (investigador canadiano que descobriu este facto há mais de duas décadas) disse ao jornal ‘New York Times’ no ano passado, o consumo de toranja pode ser fatal quando misturado com alguns medicamentos. Muitos estão associados a um aumento do ritmo cardíaco, conhecido como torções das pontas, que pode conduzir à morte.

Bailey afirmou ainda ao jornal que “em circunstâncias normais, os fármacos são metabolizados no tracto gastrointestinal e é relativamente pouco absorvido, porque uma enzima no intestino chamada CYP3A4 desactiva-os”.

“Mas a toranja contém substâncias químicas naturais chamadas furanocoumarins, que inibem a enzima e sem elas o intestino absorve muito mais que uma droga e os níveis do sangue aumentam”, acrescentou.

 

12 - Na verdade, os arandos vermelhos não crescem debaixo de água
Só na época de colheita é que os terrenos dos arandos são inundados com água.
A sua recolha em massa torna-se mais fácil por estas bagas conterem uma bolsa de ar que as permite flutuar.

Mas esta técnica de recolha serve apenas para as frutas que estão destinadas a tornarem-se sumos, geleias, etc. Os arandos frescos e inteiros nunca são inundados com água. Em vez disso, são colhidos por máquinas.

 

3 - As bagas de arando vermelho saltam
Esta característica deriva das bolsas de ar que o arando contém e que o permite flutuar na hora da colheita. Foi descoberta em 1880 por John ‘Peg Leg’ Webb, que deixou cair várias bagas pela escada abaixo.

Actualmente, os produtores testam a qualidade dos arandos ao fazê-los saltar com uma ferramenta chamada separador de salto. E como se vê a qualidade do mesmo? Fácil. Quanto maior for o salto da baga de arando, melhor é a sua qualidade.

 

14 - Uma romã pode ter mais de 1000 sementes
Sim, é verdade. Uma romã pode conter mais de 1000 sementes.

 

15 - O morango não é nem uma baga nem uma fruta
Sim, é verdade. Por definição, as bagas têm as suas sementes no interior, o que os morangos claramente não têm.

A planta produz uma fruta falsa a partir da flor, e o que pensamos serem as sementes no exterior, são a verdadeira fruta.