Maquiagem Multifuncional, um conceito de saúde e beleza

23-01-2014 12:32

É quase impossível não falar em vaidade, beleza ou sobre a busca da imagem perfeita. Neste contexto é bastante comum o uso de maquiagens como forma de embelezamento e realce dos contornos faciais. Ao longo dos anos a indústria cosmética aprimorou-se por meio de pesquisas e investimentos passando ao consumidor um conceito novo para as maquiagens. Avanços na área cosmética trazem através de seus principais fabricantes produtos com fórmulas enriquecidas em ativos funcionais que tratam e protegem a pele além de embelezar. A maquiagem multifuncional é considerada inovadora por ter em sua composição ativos hidratantes, nutritivos, antioxidantes, filtros solares UVA/UVB entre outros que têm como principal função proporcionar hidratação, maciez e também melhorar a aparência da pele.

 

Recentemente o setor de maquiagem está interpretando de forma correta a junção da beleza e maquiagem. Desta forma é possível gerar aquecimento nas vendas cosméticas, através de grandes pesquisas. Os resultados destas já são vistos nos produtos disponíveis como pré-maquiagens para o rosto, lábios e olhos que contam com microesferas de vários materiais como sílicas, polimetilmetacrilatos, silicones, nitratos de boro entre outros.

 

A mulher moderna já não tem tempo de sobra para hidratar sua pele, passar um protetor solar, entre tantos outros cuidados, mas não deixa de querer ter estes benefícios. A partir desta necessidade surgiu à nova ideia de agregar vários tratamentos às maquiagens, sendo assim uma forma prática e eficaz que pode trazer resultados

 

Várias são as formulações que vêm enriquecidas de ativos de tratamentos e proteção para a pele, são estes: hidratantes, antioxidantes, protetores solares. A hidratação cutânea se faz de 70 % de água, com sua maior concentração na derme, onde os ativos funcionais têm maior permeabilidade.

 

Uma das peculiaridades da maquiagem multifuncional é utilizar ativos que além de embelezar não agridam a pele. Temos como exemplo o emprego da capsaicina na formulação do batom para aumentar os lábios que contém um ativo derivado da pimenta, o nicotinato de butila ou metila6, que age causando uma micro inflamação nos lábios provocando sensação de formigamento, aumentando o volume dos lábios. Os cuidados também estão voltados para a área dos olhos, agregando nos lápis e delineadores a vitamina E7, e a manteiga de karité com objetivo de nutrir e hidratar os mesmos. As máscaras para cílios também vem com ativos para hidratá-los, alongá-los e oferecer maior volume, sendo constituídos de óleo de jojoba e vitamina E. Dentre estas, outras maquiagens estão sendo lançadas tendo finalidade multifuncional.

 

Considerando estas novas formulações neste tipo de cosmético o objetivo deste artigo é expor alguns ativos funcionais encontrados na maquiagem que proporcionam um conceito de saúde, beleza e funcionalidade.

 

A origem da palavra maquiagem vem da língua francesa maquilage. É usada desde a idade das pedras, onde o homem identificou o minério ocre (tinta vermelha) nas cavernas, sendo considerado o primeiro cosmético usado para ornamentação.

 

No que se refere à maquiagem, há registros de que elas coloriam os olhos, deixando-os escuros com o uso de antimônio de cor preto ou amarronzado que servia de proteção contra moscas. Na antiguidade, o Kohl era muito usado por várias culturas como dos assírios, sumérios, babilônios e egípcios, tanto para o embelezamento como na proteção dos raios solares e tempestades de areia. Eles escureciam os olhos criando assim uma barreira natural contra os agentes externos e as doenças provocas pela secura. O uso da maquiagem também não era limitado só às mulheres, os homens pintavam suas faces e coloriam os olhos além de pintar as maçãs do rosto, como por exemplo, os guerreiros babilônicos. Porém durante a Idade Média o uso da maquiagem não era bem visto, sobretudo as mais carregadas, o modelo de beleza que durou por séculos foi o do pálido e frágil.

 

“Produtos para embelezar a face acompanham a humanidade desde a antiguidade: dos pigmentos escuros que realçavam os olhos egípcios à palidez medieval; da influência das divas do cinema à dos produtos multifuncionais.

 

Percebe-se uma grande evolução nos produtos cosméticos de antigamente para os dias de hoje, no princípio tinham como função apenas limpar, embelezar e perfumar, eram cosméticos tradicionais. Já nos últimos anos eles vêem se aperfeiçoando com novos ingredientes, novos atributos cosméticos, buscam também, manter a pele com boas condições, melhorar sua aparência e prevenir das agressões do meio ambiente, são produtos mais sofisticados.

 

Nos dias de hoje a maquiagem tornou-se essencial, presente em qualquer situação, específica para noite ou para o dia, as opções são inúmeras de várias marcas e produtos diversificados, popularizando-se completamente. A maquiagem não serve apenas para embelezar, pois é um poderoso acessório que reforça o estilo, personalidade a atividade que se deseja ter no dia ou num determinado lugar.

 

“Desde a época de Cleópatra e até bem pouco tempo atrás, a maquiagem manteve seu foco no embelezamento, mas, recentemente, pequenos fabricantes, principalmente da Europa e dos Estados Unidos, começaram a agregar à maquiagem benefícios de cuidados e tratamentos específicos”,

 

Muito já se ouviu sobre restrição com o uso da maquiagem, pois para muitos agredia a pele, fazia mal a saúde e provocava envelhecimento. Mesmo nos dias de hoje alguns tabus continuam, porém se bem aplicada e com produtos confiáveis não há motivos para a maquiagem fazer mal a saúde, e se na sua composição obtiver algum filtro solar ou hidratante acaba contribuindo para a pele e para o não-envelhecimento da mesma. “A hidratação é fundamental para todos os tipos de pele, pois sua finalidade é repor a camada de proteção da pele para que ela mantenha o teor de água adequado” .

 

Além das finalidades especificas da maquiagem, ela hoje em dia está incorporando ativos para diminuir rugas, sinais do envelhecimento, ajudar na hidratação, proteger dos raios UV e outros melhoramentos.

 

Em tempo, o universo da maquiagem está se ampliando, não ficando apenas nas escolhas básicas de cores ou sempre com os mesmos produtos. As marcas têm investido em texturas e tratamentos distintos para a face, olhos, lábios, pele e contornos.

 

Os Ativos:
“Os cosméticos são usados com diversas finalidades, como higiene, proteção, correção e prevenção das alterações da pele e seus anexos” .
A definição que esta câmara disponibiliza sobre os cosméticos é compreendida por qualquer produto de uso pessoal e perfumes compostos por substâncias naturais ou sintéticas para uso em qualquer parte do corpo, tendo como objetivo a limpeza, proteção entre outros objetivos para o mesmo.

 

O que a maquiagem multifuncional tem de diferencial da maquiagem comum é a sua composição, pois nela se encontra princípios ativos específicos que de alguma forma trazem benéficos à pele além de embelezá-la, deixando-a com boa aparência bem como hidratada. E com todas estas utilidades ela vem atendendo uma grande procura dos dias de hoje, que é a busca por algo rápido, porém, que traga efeito.

 

O princípio ativo é uma substância química ou biológica que atua de várias maneiras sobre as células teciduais. Pode ter efeito farmacológico ou cosmético, possui diversas propriedades como antiinflamatória, calmante, hidratante. Dentre outras.
“Ninguém precisa arriscar a saúde para ficar bonita. A maquiagem atual pode associar componentes que embelezam e tratam da sua pele num só tempo".

 

Há também as microesferas que vêm ganhando grande espaço na tecnologia das maquiagens, sendo partículas que tem como função o disfarce óptico das imperfeições e linhas de expressão, conferindo sensorial sedoso e aveludado a pele. Um dos produtos que agrega as microesferas em sua formulação é a pré-maquiagem.

 

Contendo vários ativos: derivados do arroz, microesferas esferas especiais de disfarce óptico, que proporcionam um filme de disfarce óptico sem provocar qualquer tipo de efeito tensor sobre a pele, mas com a função de fixar a maquiagem e absorver a oleosidade da mesma (MORAES 2008). “As microesferas se depositam nos sulcos da pele, promovendo o disfarce óptico. Ocorre uma reflexão da luz em vários sentidos, o que ofusca a visualização das linhas, além de proporcionar maior aderência, cobertura e fixação da maquiagem sobre a pele”.

 

Com toda a tecnologia utilizada nos cosméticos hoje, os produtos são lançados com propostas importantes, como produtos seguros com alta tecnologia, que respeitam o meio ambiente, produtos multifuncionais, minerais além de outros inúmeros lançamentos. “Para manter as demandas de brasileiras cada vez mais bem informadas, a indústria investe em tecnologia e atributos diferenciados para os produtos”

 

Outra característica que vem aguçando o interesse do consumidor é a forma como alguns destes produtos são apresentados. Podemos exemplificar as embalagens que são mais práticas, com design diferenciado, facilitando o seu uso e inovando o produto que tradicionalmente só tinha uma função. É possível encontrar no mercado bases que na mesma embalagem possuem uma “degrade” de tons, sombras que podem ser usados como blush e no outro lado do produto como batom, máscara de cílios acoplada com pente para sobrancelhas, corretivos que servem como iluminadores faciais, entre outros.

 

Os produtos 2 em 1 são bem procurados, porém cada um apresenta sua função específica, um exemplo é o batom que também é blush. Ao ser aplicado levemente sobre as maçãs do rosto, acomoda um ar saudável à mesma. Mas nem sempre se pode confiar em tudo que é visto, pois existem produtos como os 4 em 1, que por terem muitas funções nem sempre abrangem o objetivo dado.


Atualmente, grande parte do marketing dos produtos multifuncionais se dá através de sites e blogs virtuais. Ocorre que as marcas não intitulam, na maioria das vezes, o produto como sendo multifuncional, mesmo que assim este seja conhecido, e acabam por optar em deixar claro quais são os seus ativos agregados, assim como os benefícios trazidos por estes, como para os lábios, pele, olhos, e dessa forma, exemplificam adequadamente o objetivo do produto.

 

Os Principais Produtos da Maquiagem Multifuncional e suas Finalidades

 

Primer (PRÉ-MAQUIAGEM): É utilizado antes da base/pó, por isso chamado de pré-maquiagem. Pode ser utilizado para todos os tipos de pele, é controlador da oleosidade, melhora a fixação da maquiagem e é também usado para dar um efeito de disfarce óptico nas linhas de expressão.
Princípios ativos multifuncionais: derivados do arroz, microesferas especiais.

 

Corretivos: são loções para aplicar na região periocular para disfarçar: discromias avermelhadas (alteração na cor da epiderme), acne e cicatrizes recentes, discromias azuladas, varizes e olheiras azuladas, para acromias (ausência de melanina), vitiligo e também para hipercromias (excesso da produção de melanina), como olheiras amarronzadas.

Princípios ativos multifuncionais: podem conter vitaminas, agentes cicatrizantes, anti-radicais livres entre outros. Contêm os mesmos ingredientes e ativos das bases líquidas.

 

Base: é um produto a base de pigmentos insolúveis. Têm diversas funções como atenuar ou acentuar as saliências do rosto e esconder suas imperfeições. Ela deve dar à pele um aspecto saudável.

Princípios ativos multifuncionais: silicones para aumentar sua durabilidade, estearato de zinco ou magnésio, anti radicais livres pode-se ainda acrescentar os agentes hidratantes UVA e UVB. Um destes agentes hidratantes é o ácido hiaulurônico que é indicado para a prevenção do envelhecimento e sua ação é umectante e hidratante.

 

Pó: é um produto utilizado para disfarçar imperfeições. Sua principal função é que tenha boa cobertura.

Princípios ativos multifuncionais: nas formulações dos pós geralmente encontra-se os filtros UV que contribuem na prevenção do envelhecimento cutâneo e também protegem a pele do sol.

 

Blush: os blushes são produtos cosméticos com a intenção de dar aspecto saudável à face, com o objetivo de salientar as maçãs do rosto.

Princípios ativos multifuncionais: são basicamente misturas de pós e corantes. Na sua formulação multifuncional pode-se encontrar o colágeno e as proteínas de seda. O colágeno funciona como hidratante da epiderme e também pode auxiliar na diminuição de rugas

 

Máscaras de cílios: sua função é de dar aparência mais longa aos cílios, também deixá-los com aspecto mais alongado e sedoso.

Princípios ativos multifuncionais: são à base de ceras, resinas polímeras, hidrosilatos de queratina. Pode-se acrescentar vitaminas: vitamina B5, que estimula o crescimento; vitamina F, nutritiva. A vitamina F tem como função hidratar, regenerar, proteger e nutrir. Ela é uma associação de ácidos graxos essenciais que são os principais: ácido linoléico, linolênico e araquidônico

 

Lápis de olho: produto revestido por um estojo de madeira, as suas texturas variam de lápis seco a cremoso, existe o de madeira, kajal e o esferográfico. É composto à base de ceras, parafinas e corantes

Princípios ativos multifuncionais: Encontra-se nas formulações do lápis ativos hidratantes e umectantes que ajudam na hidratação da área dos olhos. Alguns exemplos são: manteiga de karité, vitamina E, vitamina C, lanolina entre outros

 

Sombras: destinadas a embelezar as pálpebras. Na sua composição as substâncias devem ser rigorosamente selecionadas que não provoquem irritação nem alergias. Elas podem ser compactas, rollon, bastão ou soltas

Princípios ativos multifuncionais: devem ter pós de origem vegetal, conservantes, pigmentos insolúveis entre outros. Há sombras que na sua formulação contém derivados de arroz que tem ação antioxidante, hidratante e nutritiva. Os cosméticos que contêm antioxidantes são os principais agentes no combate ao envelhecimento intrínseco.

 

Batom: produto de maior penetração no segmento maquiagem, o mais procurado pelas mulheres o batom é uma dispersão de pigmentos e corantes. São produtos de muitas cores atraentes e são designados a dar cor aos lábios.
Princípios ativos multifuncionais: é uma mistura de óleos vegetais e minerais, gorduras e ceras. Pode-se incluir adicionalmente, ingredientes hidratantes, protetores solares, nutrientes, anti-radicais livres, vitaminas e protetores de barreira.