Nutrientes que ajudam a dormir melhor

23-01-2014 14:37

Tem problemas de sono? Esta lista da ‘Health’ pode resolvê-los

Comer mal, dormir mal. Esta é a mensagem que um novo estudo da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, quer comprovar. Segundo esta investigação, as pessoas que dormem melhor são aquelas que têm uma dieta mais variada.

Os nutrientes de que lhe falamos de seguida revelaram ter um papel importante no que diz respeito a conseguir um sono saudável e regular.

 

Licopeno

Tomate, melancia, toranja e papaia contêm este nutriente, conhecido por ser uma substância que confere uma cor avermelhada aos alimentos. Tem propriedades antioxidantes.

 

Selénio

Para além das propriedades antioxidantes, também é um grande estimulante do sistema imunológico. Pode encontrá-lo em vários tipos de peixe, como o atum, o linguado e até no bacalhau. Este micronutriente está ainda presente em marisco, cevada, peru e nozes.

 

Vitamina C

Já todos ouvimos falar da sua ajuda na prevenção da gripe ou da sua presença na laranja. Contudo, esta vitamina, também chamada de ácido ascórbico, está presente em frutas como o ananás, limão e morango. Pimento, brócolos e couve também são ricos em vitamina C.

 

Hidratos de carbono

São o pesadelo de muitas mulheres. Porém, os hidratos de carbono ajudam a manter uma alimentação equilibrada. De acordo com um estudo publicado no ‘Jornal Americano de Nutrição Clínica’, a ingestão deste nutriente quatro horas antes de ir para a cama ajuda a adormecer mais depressa.

Os hidratos de carbono encontram-se em diversos alimentos, tais como o arroz, massa, pão branco e batatas.