O que estas frutas podem fazer por si

20-01-2014 16:19

Cada uma tem diferentes benefícios para a saúde. Saiba como escolher e comer as frutas da época

Uma alimentação rica em fruta é considerada pelos nutricionistas a melhor forma de prevenir doenças crónicas e manter um peso e estilo de vida saudáveis. Assim sendo, a nutricionista americana Julie Upton publicou no ‘Huffington Post’ uma lista de sete frutas da época que não deve dispensar nestes dias de calor.

Para além das vitaminas que contêm, são uma opção a ter em conta por se encontrarem mais baratas nesta altura do ano.

 

Alperces

Os alperces são uma fonte de antioxidantes. Para além disso, esta fruta fornece ainda potássio, vitamina C, fibras e ferro. Um alperce contém apenas 17 calorias, o que também é favorável para quem se encontra a fazer dieta.

Por si só, o alperce é um bom snack, mas Julie Upton diz que este também pode ser usado para fazer barras energéticas ou ser picado e adicionado a um iogurte grego, ou ainda ser polvilhado com canela.

Como aperitivo, a nutricionista recomenda que corte os alperces ao meio, barre cada metade com queijo-creme e polvilhe com pistáchios triturados. Para um prato principal, considera que o alperce é um bom acompanhamento para carne de porco ou de frango, e ainda pode ser misturado com cuscuz ou arroz integral.

 

Mirtilos

São frutos pequenos, mas com grandes benefícios para a saúde. Uma taça de mirtilos tem cerca de 80 calorias e três gramas de fibras. A sua cor azulada revela a riqueza em polifenóis, ou seja, os mirtilos têm acção antioxidante, e ainda nos protegem contra doenças cardíacas, alguns tipos de cancro, e problemas associados ao envelhecimento, como a perda de memória. Os mirtilos são também uma excelente fonte de vitamina C.

Para Julie Upton, o ideal é comer os mirtilos ao natural, mas a nutricionista afirma que, misturando com manga, iogurte grego e frutos secos, tornam-se igualmente uma boa opção.

Ainda sugere usar os mirtilos para cobrir cereais, panquecas ou waffles.

 

Cerejas

As cerejas fornecem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Os compostos que dão cor a esta fruta são elementos importantes para a redução de sintomas associados à artrite, e ainda diminuem o risco de sofrer doenças cardiovasculares, certos tipos de cancro, e diabetes tipo 2. Uma taça de cerejas tem cerca 85 calorias e três gramas de fibras.

Tal como com os mirtilos, Julie Upton aconselha a comer cerejas ao natural, mas diz que também se podem juntar as frutas a uma taça de iogurte, ou usá-las para fazer barras energéticas. Doces e compotas também podem ser feitos com cerejas, e usados para servir com frango ou peixe.

 

Figos

Comidos frescos ou em polpa. Usados em néctares, gelados, doces, compotas e licores, os figos são ricos em antioxidantes, e ainda fornecem potássio, cálcio, ferro e vitamina C. Um figo contém entre 30 e 35 calorias, e um ou dois gramas de fibras.

Comidos ao natural ou numa salada, os figos são também uma excelente opção para comer com cereais e iogurte. Estes frutos podem igualmente servir de acompanhamento para carne de vaca ou aves. Como sobremesa, basta serem cobertos com chocolate derretido.

 

Mangas

Saladas, doces, batidos. Nos meses de verão, a manga pode ser usada em diferentes pratos. Com mais de 20 vitaminas e minerais (onde estão incluídas as vitaminas A, C, B6), as mangas têm cerca de 100 calorias. Igualmente ricas em antioxidantes, contêm nutrientes que previnem doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. Estas ajudam ainda a combater os raios ultravioleta, e a controlar os níveis de açúcar no sangue.

No momento de escolher a melhor manga para comer, Julie Upton recomenda que não se guie pela cor, mas sim pelo tacto. Toque na manga com gentileza. Se ela ceder ligeiramente, é sinal que já está madura e pronta a comer. Se ainda estiver um pouco rija, deixe amadurecer em casa durante algum tempo.

 

Framboesas

Segundo Julie Upton, as framboesas têm um excelente valor nutricional, pois são ricas em vitamina C, contêm oito gramas de fibras e cada taça contém cerca de 65 calorias. Estes elementos ajudam a pessoa a manter-se satisfeita durante mais tempo.

As framboesas são ainda compostas por substâncias que ajudam ao funcionamento do metabolismo.

Além de poderem ser ingeridas sem que seja necessário adicionar outros ingredientes, a nutricionista revela que as framboesas podem ser incluídas em saladas, ou ainda ser transformadas em molhos que poderão ser usados com frango.

 

Morangos

Ricos em vitamina C, antioxidantes, fibras e potássio. Uma taça de morangos contém 45 calorias e, segundo Julie Upton, fornece mais vitamina C do que uma laranja.

Estudos sugerem que os morangos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, previnem inflamações e ajudam a manter a memória e a função cognitiva saudáveis à medida que envelhecemos.

Os morangos são boas opções a qualquer refeição: ao pequeno-almoço, com cereais, iogurte ou panquecas; e ao almoço, numa salada de espinafres, amêndoas tostadas, queijo e molho vinagrete. Como sobremesa, e em substituição do conhecido cheesecake (cuja fatia contém cerca de 300 calorias), faça morangos recheados com queijo-creme, o que tem apenas 40 calorias.