Os 10 piores almoços

20-11-2013 16:22

Não é só fast-food. Batidos e barras energéticas também fazem parte da lista

Há muitos alimentos que associamos ao almoço, porém muitos deles não são saudáveis, pois não desempenham a função que deveriam: fornecer-nos energia suficiente para o resto do dia.

Já todos ouvimos falar dos malefícios dos hambúrgueres e pizzas das cadeias de fast-food, mas sabia que as batatas cozidas também não são uma boa opção para quem quer manter-se saudável? Conheça a lista dos 10 piores almoços publicada no ‘Epyk’.

 

Hambúrgueres e batatas fritas
Um hambúrguer pouco condimentado e com um tamanho considerado normal, não é uma má opção. O pior é quando ao hambúrguer se junta um grande pão, bacon, diversos condimentos, queijo e ainda batatas fritas.

Segundo o ‘Epyk’, esta refeição possui um elevado número de calorias, desnecessárias à hora de almoço. Para além disto, as batatas fritas podem ser difíceis de digerir, o que pode reter a sua energia, e arruinar a sua produtividade para o resto do dia.

 

Sandes embaladas
Hoje em dia, todos os hipermercados têm sandes embaladas. Com diferentes variedades, torna-se fácil pegar, abrir a embalagem e comer. Contudo, estas sandes contêm conservantes pouco saudáveis que as ajudam a manter-se em “bom estado” por mais tempo nas lojas.

Para quem gosta de sandes, o ‘Epyk’ aconselha que se vá a um local onde as façam no momento, ou então, que se prepare em casa.

 

Queques
Os queques foram idealizados como sendo uma opção saudável para o pequeno-almoço, e há pessoas que comem um, acompanhado por um café, também ao almoço. No entanto, a maioria dos queques é feita com farinha, açúcar e manteiga, ingredientes pouco saudáveis, principalmente os dois primeiros que contêm altos níveis de glicemia.

 

Batatas cozidas
É certo que as batatas cozidas são mais saudáveis que as fritas. Porém as batatas contêm, por si só, um alto índice glicémico, o que poderá causar cansaço quando ingeridas. Esta fadiga advém do facto de os níveis de açúcar no sangue atingirem um pico que sofre uma quebra imediatamente a seguir, provocando um choque físico e mental.

 

Bolachas salgadas
A maioria das bolachas salgadas é composta por açúcar, aditivos, gorduras e farinha enriquecida. Por exemplo, quando ingere esta farinha (principal ingrediente deste tipo de bolachas), está no fundo a comer trigo cuja composição natural foi alterada, e depois misturado com os outros ingredientes.

No lugar das salgadas, o ‘Epyk’ aconselha bolachas integrais, feitas de linhaça ou espelta.

 

Snacks de carnes frias e queijo
Caixas com comida pronta a comer (sejam com carnes frias, queijo, bolachas salgadas ou até fruta), são muito práticas, mas pouco saudáveis. Para além destes produtos conterem muitos conservantes que fazem com que seja possível ficarem mais tempo nas prateleiras das lojas, estão igualmente repletos de sal, para que tenham mais sabor.

 

Pizzas (fast-food)
Muita gente gosta de comer uma fatia ou duas de pizza ao almoço, mas se a está a comprar num local que as venda para fora, é possível que esteja a ingerir cerca de 500 calorias e 20 gramas de gordura. Se a esta ainda acrescentar um refrigerante, o número de calorias aumenta consideravelmente. Para além disto, a massa da pizza é feita com farinha enriquecida, o que causará a perda de energia e produtividade ao longo da tarde.

Se quer mesmo pizza, experimente fazer em casa. Isso permite uma escolha mais rigorosa dos ingredientes que irá comer.

 

Bagels
Também os bagels podem fazer disparar os seus níveis de açúcar no sangue, causando um choque provocado pela farinha e açúcar que contêm. A acrescentar a isto, existe ainda o facto de, normalmente, os bagels comercializados são demasiado grandes. Assim sendo, o ‘Epik’ recomenda que os faça em casa, mais pequenos e substituindo a farinha comum por farinha de grão.

 

Barras energéticas
Muitas vezes as barras energéticas são associadas à saúde. Supostamente, elas dão-nos energia e fornecem-nos nutrientes. Contudo, e segundo o ‘Epyk’, a maioria delas é apenas uma barra doce disfarçada, ricas em xarope de milho (que possui altos níveis de frutose) e açúcar, e compostas por gorduras saturadas.

Graças aos seus componentes, estas barras provocarão uma quebra de energia, o que fará com que volte a ter fome algumas horas depois.

 

Batidos
Os batidos estão a surgir em muitos locais como sendo uma opção saudável, e segundo o ‘Epyk’, é difícil garantir que não prejudicam tanto a saúde como um pedaço de pizza. Porém, o site dá como certo o facto de que um batido não fornece as fibras necessárias para um dia de trabalho.