Os piores alimentos para a sua saúde

20-11-2013 16:23

O Centro para Ciência no Interesse Público dos Estados Unidos divulgou uma lista com os 10 produtos mais nocivos:

Normalmente, quando pensamos em alimentos que propagam doenças só nos lembramos da carne ou do leite. De acordo com o Centro para Ciência no Interesse Público, porém, o aumento da produção e do processamento em grande escala colocou todo o tipo de alimentos em risco. E é bem provável que os tenha a quase todos (se não mesmo a todos) na sua cozinha neste momento.

Todos os anos, um em cada seis norte-americanos vai ter uma doença de origem alimentar. Mais de 120 mil vão ser hospitalizados, e 3 mil vão morrer vítimas de uma intoxicação alimentar. Os 10 alimentos que compõem esta lista correspondem a 40% das doenças de origem alimentar ligadas a alimentos regulamentos pelo FDA (Food and Drug Administration, é o órgão do governo norte-americano responsável por garantir a segurança de muitos medicamentos, alimentos e outros produtos) desde 1990. Ainda assim, não é fácil documentar os casos de intoxicação alimentar, uma vez que a maior parte dos pacientes nunca chega a ir ao hospital.


10º Lugar: Morangos, framboesas, amoras

Causaram mais de 3.300 doenças desde 1990, relata o Centro para Ciência no Interesse Público.

9º Lugar: Rebentos

Crus e levemente cozidos, os rebentos têm sido uma fonte de doenças nos Estados Unidos desde a década de 90

8º Lugar: Tomates

As frutas e os legumes são uma causa comum de intoxicação alimentar uma vez que geralmente são consumidos crus. Os tomates não são excepção, e estão associados a intoxicação por Salmonella.

7º Lugar: Gelado

O gelado esteve por detrás de 75 surtos de salmonella e estafilococos desde 1990.

6º Lugar: Queijo

Desde 1990, o queijo já fez adoecer centenas de pessoas e provocou 83 surtos, segundo o Centro para Ciência no Interesse Público.

5º Lugar: Batatas

As batatas estão associadas a 108 surtos e 3.600 intoxicações alimentares.

4º Lugar: Ostras

As ostras são responsáveis por quase 2 mil casos de intoxicações alimentares desde 1990.

3º Lugar: Atum

O atum está associado a 268 surtos desde 1990, o que levou a 2.300 casos de intoxicação por Escombrídeos 3 e mil por intoxicação por Norovírus e Salmonella.

2º Lugar: Ovos com casca

As cascas de ovo foram alegadamente responsáveis por 352 surtos e mais de 11 mil doenças entre 1990 e 2006.

1º Lugar: Verduras

As verduras estiveram associadas a 363 surtos, passando assim a ocupar o primeiro lugar na lista dos dez alimentos mais arriscados para a saúde segundo o Centro para Ciência no Interesse Público.