Rotinas, sim ou não?

22-03-2018 12:17

Rotinas: sim ou não?

 

Todos os bebés e crianças precisam de sentir-se seguros para poderem crescer e desenvolver-se adequadamente.

Uma das formas de transmitir essa segurança é através das rotinas, pois permitem “programar” o dia-a-dia e antecipar o que vai acontecer a seguir.

Quando um bebé nasce, o seu dia-a-dia é um pouco “anárquico”, pois acaba por ser mamar, dormir e pouco mais. No entanto, à medida que vai crescendo, começa a ficar mais tempo acordado e também a aperceber-se de tudo o que o rodeia. O dia passa a ter momentos diferentes e torna-se importante transmitir-lhe a ideia de que existem regras. É importante criar algumas rotinas, nomeadamente nas actividades que se repetem

todos os dias, tal com o banho, alimentação e sono, por exemplo.

Aqui ficam alguns conselhos práticos:

 

Sono

Meia hora antes de deitar o bebé, comece a desligar as luzes de casa, para reduzir a intensidade luminosa. Cante sempre a mesma canção ou coloque a mesma música, para que o seu filho se vá ajustando e reduzindo o nível de atenção.

 

Banho

Explique sempre o que vai acontecer, mesmo que o seu filho ainda seja bebé. Mostre-lhe o local onde vai tomar banho antes de o colocar dentro de água e pode ir cantando sempre a mesma canção, que ele vai passar a associar ao banho

 

Alimentação

Mais uma vez, deve explicar-lhe que é hora de comer. Sente-o à mesa sempre no mesmo local e evite grandes distracções, para que ele se possa “focar” no acto de comer e para que veja o que lhe estão a dar (o treino visual é muito importante neste processo de aprendizagem). Claro que não é preciso andar sempre de relógio e ser intransigente com os horários, mas se for possível haver alguma regra desde os primeiros tempos de vida, vai certamente ajudar no futuro.